O ator norte-americano George Clooney foi preso nesta sexta-feira, em Washington. Clooney participava de um protesto em frente à Embaixada do Sudão, na capital norte-americana.
Ele estava acompanhado de seu pai, o jornalista Nick, de 78 anos, que também foi detido.
Clooney, Nick, o deputado democrata Jim Moran e o líder dos direitos civis Ben Jealous foram presos depois de terem ignorado os alertas da polícia e cruzado uma barreira montada pela polícia na frente da embaixada. Foram algemados e levados a uma van do serviço secreto dos EUA.
Os manifestantes acusam o presidente sudanês, Omar al-Bashir, de provocar uma crise humanitária e de impedir a chegada de comida e ajuda à região da fronteira com o Sudão do Sul.
Em uma audiência nesta quinta-feira (15) no Senado norte-americano, Clooney afirmou que o governo precisava ser duro com al-Bashir e duas outras autoridades sudanesas indiciadas pelo Tribunal Penal Internacional, como parte de uma investigação das atrocidades em Darfur de agosto de 2003 a março de 2004.
Clooney havia dito que espera chamar a atenção para o caso pois, segundo ele, se nada for feito nos próximos três ou quatro meses, "haverá um desastre humanitário".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, quero muito saber sua opinião.