E certamente ouvireis falar de guerras e rumores de guerras(...)porquanto se levantará nação contra nação,reino contra reino,e haverá fomes e terremotos em vários lugares, porém tudo isso é o princípio das dores(...)VEDE Q NINGUÉM VOS ENGANE.PORQUANTO VIGIAI,PORQUE NÃO SABEIS O DIA NEM A HORA QUE VEM O SENHOR.FICAI VÓS TAMBÉM APERCEBIDOS PORQUE A HORA EM QUE NÃO CUIDARDES VIRÁ O FILHO DO HOMEM... Mateus 24:44 Aquele que perseverá até o fim, esse será salvo...
AÇÕES
terça-feira, 30 de março de 2010
CQC Proteste Já Metrô de Salvador HD 29/03/2010 parte 1
Caraca!! que vergonha para nós pq para eles....bom, eles não tem nenhuma!!
RIDICULARIZAÇÃO DO METRÔ NO CQC
Ricky Martin: "Tenho orgulho de dizer que sou homossexual"
"Há alguns meses eu decidi escrever minhas memórias, um projeto que eu sabia que me levaria a um momento decisivo em minha vida. A partir disso, eu escrevi a primeira frase do livro que eu tinha certeza que me ajudaria a me livrar das coisas que eu carregava há muito tempo dentro de mim. Com isso, cheguei muito perto da minha verdade. E isso é algo que merece ser comemorado.
Por muitos anos, houve apenas um lugar onde eu tinha contato com minhas emoções sem medo. Esse lugar é o palco. É meu vício. A música, as luzes e o barulho do público são elementos que me fazem sentir capaz de qualquer coisa. Essa descarga de adrenalina é incrivelmente viciante. Eu não quero parar de sentir isso, mas é a serenidade que me leva para onde eu estou agora. Um lugar maravilhoso de compreensão, reflexão e iluminação. Neste momento eu estou sentindo a mesma liberdade que eu costumo sentir só no palco e, sem dúvida, eu preciso compartilhar isso.
Muitas pessoas me diziam: 'Ricky, isso não é importante', 'não vale de nada', 'todos esses anos que você tanto trabalhou irão para o espaço', 'as pessoas não estão prontas para essa verdade'. Por causa desses conselhos de pessoas que eu tanto amo, eu decidi seguir com a minha vida sem contar ao mundo a minha verdade. Eu me deixei ser seduzido pelo medo e pela insegurança. Hoje eu tomo toda a responsabilidade das minhas decisões e das minhas ações.
Se alguém me perguntar hoje: 'Ricky, do que você tem medo?'. Eu irei responder: 'do sangue que corre pelas ruas de países em guerra, da escravidão infantil, do terrorismo, do cinismo de algumas pessoas em posição de poder, da interpretação da fé'. Mas se eu tenho medo da minha verdade? Nem um pouco! Pelo contrário, ela me enche de força e coragem. É só isso que eu preciso, especialmente agora que eu sou pai de dois garotos lindos cheios de luz e que me ensinam dia a dia. Viver como eu vivi até hoje seria diminuir o brilho das minhas crianças. Então chega. Isso tem que mudar. Hoje é meu dia, meu momento.
Esses anos de silêncio e reflexão me fizeram mais forte e me lembraram que a aceitação tem que vir de dentro e que esse tipo de verdade me dá o poder de conquistar emoções que eu nem sabia que existiam. O que vai acontecer a partir de agora? Não importa. Só posso focar no que está acontecendo nesse momento. A palavra felicidade assume um novo significado para mim hoje. Foi um processo muito intenso. Cada palavra que escrevo nessa carta nasce do amor, aceitação, desapego e real contentamento. Escrever isso é um passo sólido para minha paz interior e parte vital da minha evolução. Tenho orgulho de dizer que sou um homem homossexual de sorte. Eu sou muito abençoado por ser quem eu sou".
sexta-feira, 26 de março de 2010
ESPÍRITO DE PORCO
Novamente, ele tentou espantá-lo. Foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.
Ele pegou o bilhete e leu: “Pode mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor? Assinado….” Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 Reais. Então, ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.
O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal. O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.
O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada. Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta. Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa. Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes.
Depois disso, caminhou de volta para a porta, foi quando alguém abriu e começou a bater no cachorro. O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo: - Por Deus do céu, o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!
A pessoa respondeu: - Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!
Moral da História:
Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado. Qualquer um pode suportar as adversidades, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe o poder.
Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic.
Quem conhece os outros é inteligente.
Quem conhece a si mesmo é iluminado.
Quem vence os outros é forte.
Quem vence a si mesmo é invencível.
O espírito de porco nunca está satisfeito!
http://www.blog.bispomacedo.com.br/
terça-feira, 16 de março de 2010
COMO ESCOLHER O PET IDEAL PARA SEU FILHO
Espaço, gastos, cuidados: antes de comprar um bichinho,
A primeira coisa que você deve considerar é que, por mais promessas que seu filho faça, uma criança não pode ser responsável sozinha pelo animal. "A criança ainda nem se alimenta sozinha, como pode cuidar de outro ser vivo?", levanta a psicanalista, especializada em atendimento infantil, Silvana Rabello. "Essa é uma decisão em família e de responsabilidade dos adultos".
Para o professor Enrico Lippi Ortolani, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, existe um animal para cada perfil de família. O importante é resistir ao impulso de compra e lembrar que, com o bicho, vem uma série de responsabilidades - coisa que muitas vezes escapa da mente diante dos apelos dos vendedores de pet shop que oferecem a você e ao seu filho uma irresistível bolinha de pelos. "Você não compra só um animal, compra um pacote que inclui tempo, manutenção e custos", explica.
Como escolher bem
Conversar com outras pessoas que já têm o bichinho desejado e com especialistas da área - veterinários ou zoólogos - é um bom começo. Pesquise o espaço que aquele animal precisa e, se for o caso, resista ao sonho de levar um cão da raça São Bernardo para o apartamento da sua família.
A natureza comportamental do bicho também deve ser avaliada - embora muito da personalidade do animal dependa da maneira que ele for criado. "Não é só a raça que determina o comportamento, mas também a individualidade de cada um", explica Daniel Svevo, veterinário, adestrador e consultor comportamental da Cão Cidadão. Um cachorrinho da raça basset hound pode ser pequeno, mas é de caça; logo, precisa de espaço para se exercitar. Ou de passeios periódicos pela rua.
Se seu espaço é pequeno, prefira um animal de porte menor e natureza tranquila. Os chamados cães de companhia - como o poodle, o lhasa apso e o shih-tzu - se adaptam bem a apartamentos e são listados como os mais adequados para conviver com crianças.
Gatos são mais independentes que cachorros e podem viver muito bem longe da rua, o que os torna uma boa opção também para apartamentos ou casas sem quintal (veja quais as raças mais indicadas). Por outro lado, se a família espera um bicho mais paciente e participativo, melhor apostar em cães.
Peixes e passarinhos são alternativas para crianças pequenas, de uns 3 anos de idade, com poucas habilidades de cuidados. Já o hamster tem hábitos noturnos: quando a criança está acordada, ele precisa descansar e não vai querer saber de brincadeira. E vale lembrar: preste atenção para comprar sempre animais legalizados.
É importante adequar o interesse no animal com a personalidade da criança. "Cães de guarda, como o pitbull e o rotweiller, são animais que exigem condicionamento e não podem ser deixados com crianças", recomenda Ortolani. "Por mais condicionado que seja, ele pode ter reações inesperadas", completa.
Grau de responsabilidade
As crianças podem, sob supervisão, ajudar a trocar a água, a alimentar os pets, passear com eles e brincar, criando um vínculo de responsabilidade com o animal. Mas elas precisam de um adulto que seja uma espécie de "co-dono", explica Mirela Tinucci Costa, professora-doutora do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). "Uma criança de 3 anos, por exemplo, não vai ser responsável por absolutamente nada. O adulto deve se preocupar com a limpeza, comida e saúde do animal", diz.
As 10 raças de cães mais indicadas para crianças
Lhasa-apso
Shih-tzu
Poodle
Schnauzer Miniatura
Beagle
Pug
Boxer
Golden Retriever
Labrador
Sheepdog
As 5 raças de gatos mais indicadas para crianças
Sylvia Roriz, presidente da Confederação de Felinos do Brasil, tem uma biblioteca com quase 700 títulos sobre felinos. Para ela, qualquer gato é adequado para crianças - só depende da criação. Ela explica que os bichanos de pelo longo são menos recomendáveis, devido ao trabalho de escovação, que deve ser diária.
Brazilian shorthair (Brasileiro de Pelo Curto)
American shorthair
British shorthair
Scottish fold
Bengal
Outras opções de animais
Daniel também indica algumas espécies que exigem cuidados menores, mais adequadas para crianças pequenas. Mas ele lembra: "Uma criança deve aprender a cuidar desses animais sob supervisão de um adulto, o qual será responsável pelo bem-estar e integridade dos animais. A responsabilidade é dos pais".
Peixes de água doce
Hamster
Coelho
Porco da índia
Cágado (ou tigre d’água)
segunda-feira, 15 de março de 2010
sexta-feira, 12 de março de 2010
quinta-feira, 11 de março de 2010
SEJA VOCÊ TAMBÉM UM DOADOR
Fundada em 2002, a partir da dificuldade vivenciada por pacientes e seus familiares em encontrar um doador de medula óssea compatível , a AMEO foi pioneira em assumir o compromisso de mudar essa situação. Naquele ano havia somente 12.000 doadores no Registro Nacional, o que tornava praticamente nula a chance de encontrar um doador.
O Ministério da Saúde, em novembro de 2000, deu o primeiro passo quando estabeleceu um programa possibilitando a realização do transplante entre indivíduos não aparentados.(Portaria GM/MS nº1315 de 30/11/2000). Neste programa, foram criadas portarias que possibilitavam a busca dos doadores, cadastramento pelos Hemocentros e a realização dos exames de histocompatibilidade. Estas iniciativas foram importantes, mas não suficientes.
Havia entraves em todas as etapas deste processo: o número insuficiente de indivíduos cadastrados no Registro de Doadores de Medula Óssea(REDOME) , dificuldades para realizar a busca do doador, falta de programas para manter o doador fidelizado, a necessidade de atualização das portarias, falta de leitos para este tipo de transplante, pouca informação para a população; todos estes fatores somados acabavam tornando remota a realização do Transplante de Medula Óssea para a maioria dos pacientes.
Identificados os alvos, começamos pelo que nos pareceu a primeira forma de atuação necessária para que todo este processo seja estruturado: a divulgação da necessidade da doação de medula óssea, esclarecendo a importância e simplicidade do gesto.
Neste período de 5 anos de existência, temos ampliado a atuação da AMEO para várias de outras etapas do processo de transplante de medula óssea entre não aparentados.
Atividades desenvolvidas pela AMEO:
-Produção de um vídeo informativo, que foi distribuído para todos os Hemocentros e laboratórios de Histocompatibilidade;
-Desenvolvimento e aprimoramento do site www.ameo.org.br;
-Elaboração e distribuição de folhetos informativos;
-Palestras informativas em empresas e faculdades;
-Recrutamento de doadores de medula óssea no hemocentro e através da organização de campanhas;
-Divulgação do Programa de Doadores de Medula Óssea nos Congressos de Hematologia e Hemoterapia, da Sociedade Brasileira de Oncopediatria, de Histocompatibilidade e de Transplante de Medula Óssea;
-Promoção de encontros com hemocentros e hemonúcleos, para orientar e garantir qualidade no cadastro do doador pelos novos centros de recrutamento;
-Promoção de encontros e eventos científicos com a participação dos centros de transplantes interessados em realizar o TMO entre não aparentados a fim de aumentar o número serviços para esta especialidade;
-Fidelização de doadores de medula óssea por envio do Cartão do Doador e newsletters;
-Apoio e orientações a pacientes que necessitam de TMO e suas famílias.
Foi criada por um grupo de pais que, vivendo as dificuldades do tratamento e em contato com outras famílias,oriundas de várias localidades do país, sem recursos financeiros, UNIRAM-SE e organizaram-se para enfrentarem, JUNTOS, a dor e o enorme desgaste de um longo processo de intervenções médico-hospitalares, com todas as conseqüências, desagregadoras para a família, mas com resultados de CURA, VIDA e FUTURO para as crianças e adolescentes beneficiados.
Banco Bradesco: Ag. 0368-9 / Conta Corrente 56.444-3
Banco Real: Ag. 0411 / Conta Corrente 0702357-7
Alimentos para Cesta Básica e Alimentos Especiais como:
Sustagem
Farinha Láctea
Leite Desnatado
Leite Condensado
Creme de Leite
Neston
Goiabada
Groselha
Guloseimas ( Todynho-Chocolate-Lanche Mirabel-Bolacha Salgada/Doce/Recheada)
Materiais para Recreação Ambulatorial e Internação como:
Sacolas Plásticas ( Coloridas)
Desenhos e Livros/Revistas para colorir
Lápis de Cor
Brindes Diversos
Fita de Vídeo com tema Infantil/Educação
Brinquedos Novos e Não Barulhentos
Materiais para Bazar :
Sacolas Plásticas
Roupas adulto/infantil, Cama/Mesa/Banho
Bijuterias
Bolsas
Objetos de Decoração
Utensílios Domésticos
Cadastre-se para saber mais sobre como ajudar e faça uma boa ação a uma criança com câncer : http://www.acaosolidaria.org.br/
Lembre-se sempre: JESUS CURA, SALVA E LIBERTA (( sl 41))
quarta-feira, 10 de março de 2010
DIREITO DA MULHER
LEI Nº 7.353, DE 29 DE AGOSTO DE 1985
Direitos da Mulher
Fonte: Ministério das Relações Exteriores do Brasil
segunda-feira, 8 de março de 2010
MODERAÇÃO NO FALAR
Comportamentos rudes podem parecer insignificantes para a pessoa grosseira, mas é desagradável para aqueles que recebem a grosseria. A conversa é um ato de falar e ouvir, e é através desta fala, que mundos são idealizados, refletidos, vivenciados ou separados.
Pensar antes de falar e dar equilíbrio à voz - o modo como as pessoas se comunicam falando muito sobre a sua personalidade é desagradável. E o tom de voz também influi na comunicação. Há pessoas que, mesmo sem perceberem, falam alto demais. Ninguém é obrigada a ter que aturar a voz de uma pessoa, só porque ela é a interlocutora que fala mais alto. Num ambiente cheio, por exemplo, isso chama a atenção. Sem falar que os outros acabam sabendo de que assunto se trata.
Pequenos detalhes contam ponto na sua imagem.
quinta-feira, 4 de março de 2010
03 ANOS SEM MEU FILHO
Bom minha estória foi contada aqui nesta comunidade.
Cansei de falar. Talvez até de esperar.
Mas não cansei de acreditar no milagre. Sim, "no" milagre, pois somente Deus poderá trazer a existência o q n existe (essa é minha fé).
N chorei, só lembrei depois q o dia passou. Quem sabe meu insconsciente esteja tentando me ajudar de alguma forma? Acho q ele cansou de sofrer.
Meu filho hoje está com 13 anos, namorando, achando-se senhor da razão.
Mas o meu coração diz assim: Nossa, q filho frio! Como essa criança n te procura nem p dizer um oi, como assim em 3 anos ele n consegue nem sentir tua falta? Como essa criança pode ter esquecido da mãe desse jeito por pior q seja a mãe? aí começo a entrar em uma profunda sessão de questionamentos q vão demolindo meus sentimentos como pessoa e principalmente como mãe.
Resolvi entregar ao tempo. Minha mãe dizia q nada melhor q o tempo. O tpo se encarrega de tdo...
Essa semana viram ele pilotando uma mobilete, tremi, até bicicleta ele tinha mas eu n deixava ele sair do larguinho onde moramos devido ao perigo dos ônibus e carros e pela rua principal ser mto estreita...Fiquei mal, senti fortes dores no peito.. Desci até o chão no silêncio de meu quarto e implorei à Deus misericórdia.
Bom, creio q Deus tem guardado a vida dele. Tenho receio das amizades, esse mundo está tão cruel, as drogas e acredito q exemplos são fundamentais.
Espero sinceramente q a semente q plantei no coração dele quando ainda criança venha em breve brotar e dar muitos frutos.
Meus sentimentos estão anestesiados.
Parabéns p justiça baiana que fez aniversário de 3 anos sem resolver a causa de uma mãe. Parabéns p a Defensora q está com o caso e q por não ser mãe, nao pode avaliar a dor q estou sentindo por isso o descaso.
quarta-feira, 3 de março de 2010
A trama será uma espécie de sequência do clássico original: Alice (Mia Wasikowska), aos 17 anos, vai a uma festa vitoriana e descobre que está prestes a ser pedida em casamento perante centenas de socialites. Ela então foge, seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou há dez anos, mas não se lembrava.
Alice no País das Maravilhas é, ao lado de Frankenweenie, um dos dois projetos do diretor com o Walt Disney Studios que serão exibidos em 3D. Johnny Depp, Anne Hathaway, Alan Rickman, Matt Lucas, Michael Sheen, Helena Bonham Carter, Crispin Glover, Christopher Lee e Eleanor Tomlinson também estão no elenco.
PS: Com certeza Johnny Depp vai roubar todas as cenas.
VIVER MAIS E BEM
pijama sentados em cadeiras de balanço em pleno dia ficou no passado. Segundo os últimos dados do IBGE (de 2008), 21 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos e 6,9% deles ainda estão no mercado de trabalho. E, graças aos avanços da medicina, as pessoas estão vivendo mais. Em 2000, a população do País vivia, em média, 68,3 anos. Em 2008, esse índice passou para 72,7. Para 2050, a expectativa média de vida é de 81,29. Para fazer parte destas estatísticas e chegar a uma idade avançada com saúde não é preciso grandes esforços.
“Atualmente, vivemos um paradoxo muito diferente do que no passado: crianças e jovens estão mais sedentários e os idosos cada vez mais ativos. Além da carga genética, envelhecer bem depende muito do estilo de vida e do ambiente. Os idosos com maior autonomia e independência são aqueles que cultivaram bons hábitos de saúde”, explica Wilson Jacob Filho, diretor do serviço de geriatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).
“Para evitar doenças crônicas, que são as mais comuns no envelhecimento, há quatro comportamentos de risco que precisam ser evitados: tabagismo, sedentarismo, má alimentação e excesso de bebida alcoólica. Se eles forem controlados ao longo da vida, há grandes chances de a pessoa envelhecer melhor. Mas não adianta apenas pedir à população para se preocupar com a saúde se ela vive numa cidade com trânsito louco e péssimo transporte público, entre outros determinantes sociais de saúde. É preciso pensar em onde e como vivem as pessoas, assim como em políticas de prevenção e controle das doenças que já se manifestaram”, afirma Alexandre Kalache, pesquisador-sênior da Academia de Medicina de Nova York, nos Estados Unidos, e consultor internacional para políticas para o envelhecimento.
E nunca é tarde para começar a se cuidar. Uma pesquisa da universidade de Uppsala, na Suécia, divulgada no ano passado, descobriu, após acompanhar 2.205 homens durante 4 décadas, que retomar a atividade física regular após os 50 anos pode ser tão benéfico para a saúde masculina quanto parar de fumar. Entre quem fazia bastante exercício, a mortalidade era 32% menor do que entre os que praticavam pouca atividade física.
No Rio de Janeiro, cidade com maior concentração de idosos do País (14,9% do total), Affonso de Freitas, de 78 anos, começou a praticar surfe aos 40 anos. Ele ainda incentivou a mulher, Júlia Freitas, de 55 anos, e dois dos três filhos a surfarem com ele. O mais novo, Marcelo, de 32 anos, inclusive, já foi campeão brasileiro de bodyboarding “Os esportes são fortes aliados para proporcionar boa qualidade de vida. Mas o surfe tem mais vantagens que a maioria pela integração com a natureza, que também permite relaxamento e tranquilidade”, garante Freitas, que administra uma empresa de material esportivo. “Só vou ao médico para exames de rotina”, completa ele, que ainda faz trilhas com a mulher.
Pensando em um futuro saudável, o maratonista José Gonçalves dos Santos, de 59 anos, corre diariamente 15 quilômetros e todos os anos participa de provas de longa distância, como as maratonas do Rio de Janeiro e de São Paulo. “Corro há 6 anos e, por isso, tenho boa saúde. Minha médica me aconselha a nunca parar de correr, pois a qualidade da minha vida depende da atividade física que pratico”, orgulha-se.faz a diferença é o grau de independência e autonomia que possuem para desempenhar tarefas do dia a dia. Por isso, o envelhecimento, que começa a se manifestar entre os 35 e 40 anos, precisa ser entendido como um processo que começa já nas primeiras décadas de vida. A partir dos 25 anos começa a haver certo declínio, mais acentuado para fumantes, sedentários e os que possuem alimentação desregrada.
É importante planejar como será a velhice em termos de saúde física, mental, social e de segurança financeira, incluindo um projeto de vida para depois da aposentadoria”, analisa Andrea Prates, geriatra e coordenadora executiva do Centro Internacional de Informação para o Envelhecimento Saudável (CIIES).
Nadir Chagas de Souza, de 75 anos, é exemplo disso. Todos os dias ela acorda às 5h da manhã e dorme às 20h, e diz não saber o que é ter dor. Para ela, trabalho e boa alimentação têm lhe permitido não sofrer de doenças – os raros resfriados ela trata com chás caseiros, assim como aprendeu com a mãe. “Trabalhar e ser útil a quem necessita, como cuidar de doentes, me faz ter saúde. Varro o quintal, cuido da casa e da pequena criação de galinhas. Também bebo muita água, pelo menos 2 litros por dia, e como muito bem”, conta.
Além de muito líquido, o idoso precisa ter uma dieta nutricional rica, principalmente em proteínas e vitamina C para não ter desnutrição, diz a nutricionista Maria da Penha Vido, dos hospitais Miguel Couto e Geral de Bonsucesso, no Rio de Janeiro. “A alimentação do idoso deve ocorrer no máximo de 3 em 3 horas, diversificando legumes e verduras.
A água é de suma importância nos intervalos”, explica.
No Brasil, as mulheres são maioria entre os idosos. Segundo o IBGE, elas são quase 12 milhões – 56% do total de pessoas acima dos 60 anos. Em média, elas vivem de 7 a 8 anos a mais do que os homens. Por outro lado, as mulheres têm chances maiores de apresentar doenças crônicas típicas da última fase da vida, tais como: artrite, diabete e enfermidades do coração. “É importante realizar atividades que estimulem o cérebro, como leitura e cursos com o objetivo de adquirir novas capacidades (artesanato, informática, dança), além de ter um controle rigoroso sobre essas doenças”, aconselha o neurologista Luiz Felipe
Rocha Vasconcellos.
Lourdes Arnaut, de 91 anos, foi mais longe e, além de cuidar da saúde, se preocupou com a beleza. Tanto que, desde os 80 anos, trabalha como modelo, participando de desfiles e posando para calendários. Em 2005, ficou conhecida por ser a brasileira mais velha a requisitar o registro profissional, segundo o Ministério do Trabalho, além de ser, provavelmente, a modelo com mais idade ainda em atividade no mundo. “Gosto muito de ser modelo, o que eleva o astral da pessoa. Fico muito feliz em ser aplaudida”, garante Lourdes, que foi estilista no Rio de Janeiro e secretária executiva de uma associação de assistência a adolescentes. A razão para tanta disposição com quase 100 anos ela atribui ao fato de, quando jovem, ter praticado vários esportes, como vôlei, remo e arco e flecha.