AÇÕES

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CUIDADO COM AS PALAVRAS

Elas podem ter efeitos destrutivos na vida de uma pessoa


Sejam elas de incentivo, de raiva, de alegria ou de tristeza, as palavras têm um grande poder: elas podem tanto erguer quanto derrubar. Por isso, é importante que se pense muito antes de jogá-las ao vento. Muitas pessoas já chegaram a dar um fim em relacionamentos amorosos por conta do que disseram de forma impensada. Num momento de fúria, é comum dizer coisas e se arrepender depois; portanto, é importante controlar o que se diz. Você já parou para pensar no poder que têm suas palavras?

Para Cristiane Cardoso, colunista e autora dos livros “A Mulher V” e “Melhor do que Comprar Sapatos”, é importante que se tome cuidado com elas. “Maridos que saíram de casa; esposas que voltaram para a casa dos pais; filhos que se entregaram às drogas e ao álcool, etc. Tudo por causa de palavras que jamais deveriam ter sido ditas. Estas palavras que insistem em sair da boca de determinadas pessoas são piores do que um assassinato. Matam por dentro e a pessoa tem que travar uma verdadeira luta para permanecer viva por fora. As palavras podem ser como tiros na alma!”, destaca.

A escritora afirma que a melhor coisa a fazer para evitar ofensas é nunca falar quando se está aborrecido ou emotivo demais. “É quase impossível filtrar as palavras que saem da nossa boca nessas horas. Deixe as coisas se acalmarem; talvez seja melhor falar no dia seguinte ou no decorrer da semana. Se ainda assim você não se sentir segura para tocar no assunto, não fale”, aconselha.

“Já conversei com muitas mulheres que tinham tudo para serem bem-sucedidas, mas não são por causa de uma palavra de morte ou crítica destrutiva”, ressalta Cristiane Cardoso.

“Vamos ouvir mais e falar menos, pois ‘o que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína’”, finaliza a escritora, citando o trecho bíblico contido no livro de Provérbios, capítulo 13, versículo 3.

COMO TER UMA RELAÇÃO SÓLIDA

Diálogo é a base para uma vida amorosa estrutrada




É muito difícil encontrar um casal que nunca teve algum desentendimento. Os conflitos são comuns num casamento, já que ele é composto por duas pessoas que nem sempre compartilham da mesma opinião. Apesar de não existir uma fórmula mágica para a relação dar certo, o diálogo aberto pode ser o melhor caminho para os casais que buscam um relacionamento sólido.

No tocante ao casamento, entende-se que a comunicação pode fluir de forma íntima e verdadeira se houver entre o casal uma base sólida de companheirismo, compreensão, cumplicidade e confiança a ponto de um poder expor ao outro, sem receios, o que está se passando em sua mente e no seu coração. “Esse é o nível mais íntimo de comunicação que um casal pode atingir em seu relacionamento: a revelação do que está acontecendo consigo. Essa liberdade de expressão é fundamental para se saber como fazer o outro feliz.”

De acordo com especialistas, os erros mais comuns cometidos por casais durante uma discussão é o aumento do tom da voz, os julgamentos precoces e as agressões físicas e morais. Portanto, é necessário que ambos estejam empenhados em garantir a harmonia da relação, buscando o equilíbrio.

“Desenvolva a habilidade de ouvir seu cônjuge com interesse. Pare o que está fazendo e preste atenção no que ele está dizendo, ainda que você esteja assistindo a uma partida de futebol na televisão ou ao seu seriado predileto. Demonstre atenção por meio dos olhos e da expressão facial e corporal”, aconselha a psicóloga.

É conversando que a gente se entende

Dicas para os casais que buscam mais solidez no relacionamento. Sugestões que podem ser o primeiro passo para estabelecer a harmonia e, por que não, o amadurecimento da relação.

· Não se precipite. Exerça domínio próprio a ponto de ouvir, com equilíbrio emocional, tudo o que seu cônjuge tem para lhe dizer;

· Não cometa o erro de ficar interrompendo o outro enquanto ele fala, isso é inconveniente e irritante;

· Não peça, impacientemente, que se fale com calma porque isso é uma incoerência;

· Avalie sempre o que vai dizer;

· Não use o silêncio como resposta porque isso pode fazer o outro pensar que ele está certo, ou que você o está menosprezando;

· É necessário falar, mas é importante avaliar primeiro o impacto que suas palavras irão causar;

· Existe um recurso bastante proveitoso caso essas dicas não funcionem: a terapia de casal, em que o profissional orienta os cônjuges em assuntos nos quais estes não chegaram a um consenso ou nem mesmo souberam escutar.

Apoio espiritual

A Igreja Universal do Reino de Deus realiza aos sábados, em todas os Cenáculos do Espírito Santo do Brasil, a Terapia do Amor. Uma reunião voltada para o tratamento sentimental. Além desse encontro, diariamente, pela IURD TV, às 15 horas, o bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane, apresentam o programa "The love school", que ensina como ter um relacionamento feliz com a pessoa amada. Por isso, se as brigas fazem parte da sua rotina e você percebe que seu relacionamento está à beira do fim, busque ajuda que vem do alto, àquela que vem do Deus do Amor.



sábado, 5 de novembro de 2011