AÇÕES

sexta-feira, 11 de junho de 2010

terça-feira, 8 de junho de 2010

ARRAIÁ SOLIDÁRIO

Arraial Solidário
A temporada das festas juninas em todo país é um ótimo momento para exercer a solidariedade. Arraiás animados e solidários começam a surgir em várias cidades.

Em ritmo de São João, a AACD, Associação de Assistência à Criança Deficiente, já tem festas programadas.
A AACD Minas Gerais promoverá no dia 09 de junho de 2010, às 19horas no Acrópole, o VI Arraial Solidário AACD, festa tradicional na cidade que contará este ano com a presença de vários artistas, duplas e grupos regionais. Haverá barraquinhas com comidas típicas, coordenadas pelo voluntariado da instituição.
O Acrópole fica na Rua José Resende, 4090 – Custódio Pereira – Uberlândia

No sábado, 12 de junho, a AACD com sede da Mooca, em São Paulo, promove a Festa Junina Solidária 2010 com diversas atrações. E com um diferencial: o tema é a Copa do Mundo. Realizado há 10 anos, o objetivo do arraial da AACD é arrecadar fundos para o tratamento das crianças. “A verba é voltada para fomentar ainda mais os trabalhos de prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, além de favorecer a inclusão social desses jovens”, explica Celia Costa, coordenadora da administração do Voluntariado.
Haverá ainda a apresentação de quadrilha, formada por 40 crianças atendidas pela instituição, às 14h e 15h.
A Festa Junina Solidária será na AACD Mooca, na rua Taquari 549, das 10 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Além de comidas típicas e brincadeiras com preços convidativos, de R$ 1 a R$ 3, o evento contará também com shows musicais de samba e sertanejo. Já o momento mais aguardado, a tradicional quadrilha, formada por 40 crianças atendidas pela instituição, será apresentada duas vezes, às 14 e às 15 horas.

A Festa Junina Solidária será na AACD Mooca, na rua Taquari 549, das 10 às 17 horas. A entrada é gratuita.

“Soltar Balões não é Legal! É Crime Ambiental”.
Com o objetivo de coibir a soltura de balões e alertar a população sobre os riscos da prática, a Polícia Militar Ambiental lançou a tradicional campanha “Soltar Balões não é Legal! É Crime Ambiental”. A iniciativa se estenderá até o final de agosto, período de clima seco e estiagem, e das tracionais festas juninas e quermesses, nas quais a prática de soltar balões aumenta.

Esses fatores facilitam a propagação de incêndios nas áreas urbanas, em casas, pólos petroquímicos, refinarias de petróleo, postos e depósitos de combustíveis e, principalmente, incêndios florestais.

De acordo com a Polícia Ambiental, os balões normalmente caem com suas tochas acessas e podem causar incêndios de grandes proporções. Além do fogo, a queda de um balão pode interromper o fornecimento de energia ao danificar linhas de transmissão

O Disque-Denúncia também lança, anualmente, a Campanha Disque-Balão, que tem por objetivo a mobilização da população no combate e na prevenção à prática de confecção, comercialização e soltura de balões. O Disque-Denúncia encaminha as informações obtidas às autoridades policiais.

Soltar balões é crime

A Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, proíbe a fabricação, venda, transporte e soltura de balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas ou qualquer tipo de assentamento urbano. A pena para este crime é a detenção de um a três anos, multa ou as duas punições. As pessoas que forem flagradas assistindo ou auxiliando a soltura de balões podem também ser averiguadas por exposição desnecessária em local de crime.

Para que este crime seja combatido, é essencial a participação da população por meio de denúncias, que podem ser feitas pelos telefones 190 da Polícia Militar e 181 Disque-Denúncia em São Paulo, e 2253 1177 no Rio de Janeiro.